Publicações e Eventos
Conheça nossos materiais científicos, artigos e participações em eventos na área de neuropsicologia
Artigos Científicos
Competências socioemocionais e educação: um olhar a partir da psicologia histórico-cultural
Borges, C. & Morais, C.
Revista Neuropsicología Latinoamericana, 16(3), 24-34
Este artigo analisa as competências socioemocionais na educação sob a perspectiva da psicologia histórico-cultural, oferecendo uma abordagem alternativa aos modelos predominantes no desenvolvimento socioemocional no contexto educacional.
Acessar artigo completoReflexões Sobre o Trabalho On-line da Neuropsicologia Infantil numa Visão Histórico-Cultural
Morais, C.P.G., Chastinet, J.B., Solovieva, Y., Rojas, L.Q.
Psicologia: Ciência e Profissão, 43, e246224, 1-16
Este estudo aborda os desafios e possibilidades do trabalho neuropsicológico infantil realizado de forma online, utilizando a perspectiva histórico-cultural como base teórica para adaptações metodológicas necessárias neste formato de atendimento.
Acessar artigo completoAplicabilidade do conceito de fator para a neuropsicologia infantil: seguindo a A. R. Luria
Morais, C.P.G., Solovieva Y., Borges, C.
Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultura e da Atividade, 4(3)
Este trabalho examina a aplicabilidade do conceito de fator neuropsicológico proposto por Luria na avaliação e intervenção em neuropsicologia infantil, destacando sua relevância para a compreensão do desenvolvimento neuropsicológico na infância.
Acessar artigo completoEfectos de un programa de corrección neuropsicológica en un caso de déficit en la síntesis espacial simultánea en la edad escolar
Borges, C. & Solovieva, Y.
Tesis Psicológica, 17(1)
Este estudo apresenta os resultados de um programa de correção neuropsicológica aplicado em um caso de déficit na síntese espacial simultânea em idade escolar, demonstrando a eficácia da intervenção baseada na abordagem histórico-cultural.
Acessar artigo completoReflexiones sobre las posibilidades de una práctica de la neuropsicología infantil en línea
Solovieva, Y., Rojas, L.Q., Morais, C.P.G.
Revista Neuropsicología Latinoamericana, 13(2), 42-48
Este artigo discute as possibilidades e limitações da prática da neuropsicologia infantil em formato online, propondo adaptações metodológicas e práticas que possibilitem a avaliação e intervenção neuropsicológica à distância.
Acessar artigo completoEfectos del juego de roles sobre la interiorización de acciones objetales y simbólicas en preescolares
Borges, C., Solovieva, Y., & Quintanar Rojas, L.
Cuadernos Hispanoamericanos De Psicología, 20(1), 1-16
Esta pesquisa investiga os efeitos do jogo de papéis na interiorização de ações objetais e simbólicas em crianças pré-escolares, destacando a importância desta atividade para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
Acessar artigo completoProposta de instrumento de avaliação do desenvolvimento da atividade lúdica segundo abordagem Histórico-Cultural
Borges, Camila; Morais, Caio
Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 4(1), 243-268
O artigo apresenta uma proposta de instrumento para avaliação do desenvolvimento da atividade lúdica em crianças, fundamentado na teoria histórico-cultural, oferecendo uma ferramenta prática para psicólogos e educadores.
Acessar artigo completoEstimular para prevenir numa abordagem histórico-cultural: propostas para a educação infantil
Morais, Caio; Chastinet, Jamile; Borges, Camila
Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 2(3), 740-764
Este trabalho apresenta propostas de estimulação preventiva para a educação infantil baseadas na abordagem histórico-cultural, visando o desenvolvimento integral das funções psíquicas superiores e a prevenção de dificuldades de aprendizagem.
Acessar artigo completoEvaluación luriana de la afasia para el portugués brasileño
Morais, C., Chastinet, J., Quintanar, L., Solovieva, Y.
Revista Neuropsicologia Latinoamericana, 4(3), 19-37
Este estudo apresenta a adaptação para o português brasileiro de um instrumento de avaliação de afasia baseado na abordagem luriana, contribuindo para a prática clínica e pesquisa em neuropsicologia no Brasil.
Acessar artigo completoPropuesta de adaptación de la prueba de abordaje luriano "evaluación neuropsicológica infantil Puebla-Sevilla" para el idioma portugués
Bittencourt-Chastinet, J., Pereira-Gottschalk Morais, C., Solovieva, Y., Quintanar-Rojas, L.
Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 4(9), 669-683
Este trabalho descreve o processo de adaptação para o português da bateria de avaliação neuropsicológica infantil Puebla-Sevilla, baseada na teoria luriana das funções corticais superiores, contribuindo para a avaliação neuropsicológica infantil no Brasil.
Acessar artigo completoPropuesta de adaptación para el idioma portugués de la prueba "evaluación psicológica y neuropsicológica del éxito escolar" de acuerdo con abordaje luriano
Chastinet, J. B., Morais, C. P. G., Rojas, L. Q., Morais, C. P. G.
Infancias - imágenes, 9, 48-57
Este artigo apresenta a proposta de adaptação para o português de um instrumento de avaliação psicológica e neuropsicológica do sucesso escolar baseado na abordagem luriana, visando contribuir com ferramentas de avaliação no contexto educacional brasileiro.
Acessar artigo completoRehabilitación de un caso de afasia acústico-mnésica como resultado de un trauma craneoencefálico: un abordaje Luriano
Chastinet, J., Morais, C., Solovieva, Y.
Revista Neuropsicologia Latinoamericana, 3(1), 27-39
Este estudo de caso descreve o processo de reabilitação de um paciente com afasia acústico-mnésica resultante de traumatismo cranioencefálico, utilizando a abordagem luriana como fundamentação teórico-metodológica para a intervenção neuropsicológica.
Acessar artigo completoLivros e Capítulos Publicados
A Relação Clínica na Prática com Crianças na Psicologia Histórico-Cultural e Teoria da Atividade
Morais, C.P.G.
In: Silva, C. V. M. da (org). Psicologia clínica infantil – enfoque histórico-cultural. Vitória da Conquista: Edições UESB
Este capítulo discute a relação clínica na prática psicológica com crianças a partir da perspectiva histórico-cultural e da teoria da atividade, oferecendo reflexões teórico-metodológicas para psicólogos clínicos.
Acessar publicaçãoAs regularidades no processo de assimilação: Um olhar sobre a educação a partir de Galperin e Talizina
Morais, Caio; Borges, Camila
In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Valdés Puentes. (Org.). Ensino desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. 1ed. Guarujá: Editora Científica Digital Ltda, v. 13, p. 173-205
Este capítulo analisa as regularidades no processo de assimilação do conhecimento, explorando as contribuições teóricas de Galperin e Talizina para a compreensão dos processos educacionais numa perspectiva histórico-cultural.
Acessar publicaçãoAnálisis del discurso y de las acciones objetales em uma población de niños pré-escolares: diálogo entre la neuropsicología y la lingüística
Garza, Regina; Borges, Camila; Escamilla, Josaphat
In: Diálogos com a linguística: Saberes em relação. Salvador: Quarteto
Este capítulo apresenta uma análise das relações entre o discurso e as ações objetais em crianças pré-escolares, estabelecendo diálogos entre a neuropsicologia e a linguística para compreender o desenvolvimento infantil.
Acessar publicaçãoDesenvolvimento infantil e comunicação: psicologia histórico cultural e teoria da atividade
Morais, C. P. G.; Chastinet, Jamile (org.)
1. ed. São Paulo: Memnon, v. 1, 168p
Esta obra aborda o desenvolvimento infantil e os processos de comunicação a partir da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade, oferecendo fundamentação teórica e orientações práticas para psicólogos e educadores.
Acessar publicaçãoMétodo de avaliação e estímulo da atividade lúdica: abordagem histórico-cultural
Morais, C. P. G.; Borges, C. (Org.); Chastinet, J. (org.); Solovieva, Y. (Org.); Quintanar, L. (Org.); Diaz, F. (Org.)
1. ed. São Paulo: Memnon, v. 1, 148p
Este livro apresenta métodos para avaliação e estímulo da atividade lúdica infantil fundamentados na abordagem histórico-cultural, oferecendo ferramentas práticas para psicólogos, educadores e outros profissionais da infância.
Acessar publicaçãoA função da educação frente à mídia e sua influência na produção de subjetividades
Morais, C. P. G.; Samia, M.
In: Maria de Lourdes Ornellas; Maria Olivia de Matos Oliveira. (Org.). Educação, Tecnologias e Representações Sociais, p. 137-152
Este capítulo analisa a função da educação diante da influência da mídia na produção de subjetividades, discutindo o papel das instituições educacionais na formação crítica dos sujeitos frente às tecnologias e meios de comunicação.
Acessar publicaçãoTraduções
Avaliação das neoformações psicológicas da idade pré-escolar
ROJAS, L. Q.; Solovieva, Y.; MORAIS, C. P. G.; CHASTINET, J. B.
Uberlândia: EDUFU
Tradução de obra sobre a avaliação das neoformações psicológicas características da idade pré-escolar, baseada na abordagem histórico-cultural do desenvolvimento infantil.
Acessar publicaçãoApresentações de Trabalho
Evaluación de la afasia: Una propuesta para población hispanoparlante
MORAIS, C. P. G.; CHASTINET, J. B.; NOVAES, T.
Apresentação de Trabalho/Simpósio
Apresentação sobre uma proposta de avaliação da afasia desenvolvida especificamente para a população de língua espanhola, baseada na abordagem luriana da neuropsicologia.
Acessar mais informaçõesResumos Publicados em Anais de Congressos
Incidência do diagnóstico da dislexia em um serviço de psicologia em Salvador (BA)
CHASTINET, J. B.; Soledade, T.; LOPES, F.; MORAIS, C. P. G.
I Congresso Latino-Americano da Psicologia - ULAPSI, São Paulo
Estudo sobre a incidência do diagnóstico de dislexia em um serviço de psicologia em Salvador, Bahia, analisando os critérios diagnósticos e perfil dos casos atendidos.
Acessar resumoPerfil Neuropsicológico de Crianças Portadoras de Problemas de Aprendizagem em um Serviço de Psicologia
CHASTINET, J. B.; Soledade, T.; MORAIS, C. P. G.; LOPES, F.
II Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica - IBAP, Gramado
Estudo que caracteriza o perfil neuropsicológico de crianças com problemas de aprendizagem atendidas em um serviço de psicologia, identificando os principais padrões de déficits cognitivos encontrados.
Acessar resumoMetodologia para o diagnóstico diferencial da dislexia em um serviço de psicologia em Salvador-BA
LOPES, F.; Soledade, T.; CHASTINET, J. B.; MORAIS, C. P. G.
VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional
Apresentação da metodologia desenvolvida para o diagnóstico diferencial da dislexia em um serviço de psicologia em Salvador, Bahia, detalhando as etapas e instrumentos utilizados na avaliação.
Acessar resumoPerfil neuropsicológico no diagnóstico do transtorno do déficit de atenção
Soledade, T.; LOPES, F.; CHASTINET, J. B.; MORAIS, C. P. G.; CUNHA, M. A.; FARIAS, M.; ALMEIDA, T.
VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional
Estudo sobre o perfil neuropsicológico de crianças com diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção, destacando os principais padrões de desempenho cognitivo observados na avaliação neuropsicológica.
Acessar resumoNível de consciência fonológica em alunos de uma escola municipal do Vale das Pedrinhas Salvador - Ba
LOPES, F.; Soledade, T.; GODOY, A.; MEIRA, A.; MORAIS, C. P. G.; PIRES, C.; MEDEIROS, E.; LAZARINI, G.; CHASTINET, J. B.; BRANDAO, I.; MACEDO, M.
VII Congresso Latino Americano de Neuropsicologia e VI Congresso Brasileiro de Psicologia, São Paulo
Pesquisa sobre o nível de consciência fonológica em alunos de uma escola municipal do bairro Vale das Pedrinhas, em Salvador, Bahia, analisando as relações entre consciência fonológica e desempenho em leitura e escrita.
Acessar resumoNeuropsychology of the Writing Process
Soledade, T.; LOPES, F.; SANTOS, A. S. E.; GODOY, A.; MORAIS, C. P. G.; LAZARINI, G.; BRANDAO, I.; CHASTINET, J. B.; SILVA, Larissa; DAYUBE, M.
Twenty Fourth Mid Year Annual Meeting of the International Neuropsychological Society, Brasília
Estudo sobre os aspectos neuropsicológicos envolvidos no processo de escrita, analisando as bases cognitivas e neurológicas subjacentes ao desenvolvimento da habilidade de escrita em diferentes etapas.
Acessar resumo