Publicações e Eventos

Conheça nossos materiais científicos, artigos e participações em eventos na área de neuropsicologia

Artigos Científicos

FEV 2024

Competências socioemocionais e educação: um olhar a partir da psicologia histórico-cultural

Borges, C. & Morais, C.

Revista Neuropsicología Latinoamericana, 16(3), 24-34

Este artigo analisa as competências socioemocionais na educação sob a perspectiva da psicologia histórico-cultural, oferecendo uma abordagem alternativa aos modelos predominantes no desenvolvimento socioemocional no contexto educacional.

Acessar artigo completo
NOV 2023

Reflexões Sobre o Trabalho On-line da Neuropsicologia Infantil numa Visão Histórico-Cultural

Morais, C.P.G., Chastinet, J.B., Solovieva, Y., Rojas, L.Q.

Psicologia: Ciência e Profissão, 43, e246224, 1-16

Este estudo aborda os desafios e possibilidades do trabalho neuropsicológico infantil realizado de forma online, utilizando a perspectiva histórico-cultural como base teórica para adaptações metodológicas necessárias neste formato de atendimento.

Acessar artigo completo
SET 2023

Aplicabilidade do conceito de fator para a neuropsicologia infantil: seguindo a A. R. Luria

Morais, C.P.G., Solovieva Y., Borges, C.

Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultura e da Atividade, 4(3)

Este trabalho examina a aplicabilidade do conceito de fator neuropsicológico proposto por Luria na avaliação e intervenção em neuropsicologia infantil, destacando sua relevância para a compreensão do desenvolvimento neuropsicológico na infância.

Acessar artigo completo
JUN 2021

Efectos de un programa de corrección neuropsicológica en un caso de déficit en la síntesis espacial simultánea en la edad escolar

Borges, C. & Solovieva, Y.

Tesis Psicológica, 17(1)

Este estudo apresenta os resultados de um programa de correção neuropsicológica aplicado em um caso de déficit na síntese espacial simultânea em idade escolar, demonstrando a eficácia da intervenção baseada na abordagem histórico-cultural.

Acessar artigo completo
JUN 2021

Reflexiones sobre las posibilidades de una práctica de la neuropsicología infantil en línea

Solovieva, Y., Rojas, L.Q., Morais, C.P.G.

Revista Neuropsicología Latinoamericana, 13(2), 42-48

Este artigo discute as possibilidades e limitações da prática da neuropsicologia infantil em formato online, propondo adaptações metodológicas e práticas que possibilitem a avaliação e intervenção neuropsicológica à distância.

Acessar artigo completo
MAR 2020

Efectos del juego de roles sobre la interiorización de acciones objetales y simbólicas en preescolares

Borges, C., Solovieva, Y., & Quintanar Rojas, L.

Cuadernos Hispanoamericanos De Psicología, 20(1), 1-16

Esta pesquisa investiga os efeitos do jogo de papéis na interiorização de ações objetais e simbólicas em crianças pré-escolares, destacando a importância desta atividade para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

Acessar artigo completo
MAR 2020

Proposta de instrumento de avaliação do desenvolvimento da atividade lúdica segundo abordagem Histórico-Cultural

Borges, Camila; Morais, Caio

Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 4(1), 243-268

O artigo apresenta uma proposta de instrumento para avaliação do desenvolvimento da atividade lúdica em crianças, fundamentado na teoria histórico-cultural, oferecendo uma ferramenta prática para psicólogos e educadores.

Acessar artigo completo
DEZ 2019

Estimular para prevenir numa abordagem histórico-cultural: propostas para a educação infantil

Morais, Caio; Chastinet, Jamile; Borges, Camila

Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 2(3), 740-764

Este trabalho apresenta propostas de estimulação preventiva para a educação infantil baseadas na abordagem histórico-cultural, visando o desenvolvimento integral das funções psíquicas superiores e a prevenção de dificuldades de aprendizagem.

Acessar artigo completo
AGO 2012

Evaluación luriana de la afasia para el portugués brasileño

Morais, C., Chastinet, J., Quintanar, L., Solovieva, Y.

Revista Neuropsicologia Latinoamericana, 4(3), 19-37

Este estudo apresenta a adaptação para o português brasileiro de um instrumento de avaliação de afasia baseado na abordagem luriana, contribuindo para a prática clínica e pesquisa em neuropsicologia no Brasil.

Acessar artigo completo
JUN 2012

Propuesta de adaptación de la prueba de abordaje luriano "evaluación neuropsicológica infantil Puebla-Sevilla" para el idioma portugués

Bittencourt-Chastinet, J., Pereira-Gottschalk Morais, C., Solovieva, Y., Quintanar-Rojas, L.

Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 4(9), 669-683

Este trabalho descreve o processo de adaptação para o português da bateria de avaliação neuropsicológica infantil Puebla-Sevilla, baseada na teoria luriana das funções corticais superiores, contribuindo para a avaliação neuropsicológica infantil no Brasil.

Acessar artigo completo
DEZ 2011

Propuesta de adaptación para el idioma portugués de la prueba "evaluación psicológica y neuropsicológica del éxito escolar" de acuerdo con abordaje luriano

Chastinet, J. B., Morais, C. P. G., Rojas, L. Q., Morais, C. P. G.

Infancias - imágenes, 9, 48-57

Este artigo apresenta a proposta de adaptação para o português de um instrumento de avaliação psicológica e neuropsicológica do sucesso escolar baseado na abordagem luriana, visando contribuir com ferramentas de avaliação no contexto educacional brasileiro.

Acessar artigo completo
MAR 2011

Rehabilitación de un caso de afasia acústico-mnésica como resultado de un trauma craneoencefálico: un abordaje Luriano

Chastinet, J., Morais, C., Solovieva, Y.

Revista Neuropsicologia Latinoamericana, 3(1), 27-39

Este estudo de caso descreve o processo de reabilitação de um paciente com afasia acústico-mnésica resultante de traumatismo cranioencefálico, utilizando a abordagem luriana como fundamentação teórico-metodológica para a intervenção neuropsicológica.

Acessar artigo completo

Livros e Capítulos Publicados

JAN 2023

A Relação Clínica na Prática com Crianças na Psicologia Histórico-Cultural e Teoria da Atividade

Morais, C.P.G.

In: Silva, C. V. M. da (org). Psicologia clínica infantil – enfoque histórico-cultural. Vitória da Conquista: Edições UESB

Este capítulo discute a relação clínica na prática psicológica com crianças a partir da perspectiva histórico-cultural e da teoria da atividade, oferecendo reflexões teórico-metodológicas para psicólogos clínicos.

Acessar publicação
MAR 2021

As regularidades no processo de assimilação: Um olhar sobre a educação a partir de Galperin e Talizina

Morais, Caio; Borges, Camila

In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Valdés Puentes. (Org.). Ensino desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. 1ed. Guarujá: Editora Científica Digital Ltda, v. 13, p. 173-205

Este capítulo analisa as regularidades no processo de assimilação do conhecimento, explorando as contribuições teóricas de Galperin e Talizina para a compreensão dos processos educacionais numa perspectiva histórico-cultural.

Acessar publicação
JUN 2020

Análisis del discurso y de las acciones objetales em uma población de niños pré-escolares: diálogo entre la neuropsicología y la lingüística

Garza, Regina; Borges, Camila; Escamilla, Josaphat

In: Diálogos com a linguística: Saberes em relação. Salvador: Quarteto

Este capítulo apresenta uma análise das relações entre o discurso e as ações objetais em crianças pré-escolares, estabelecendo diálogos entre a neuropsicologia e a linguística para compreender o desenvolvimento infantil.

Acessar publicação
JAN 2019

Desenvolvimento infantil e comunicação: psicologia histórico cultural e teoria da atividade

Morais, C. P. G.; Chastinet, Jamile (org.)

1. ed. São Paulo: Memnon, v. 1, 168p

Esta obra aborda o desenvolvimento infantil e os processos de comunicação a partir da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade, oferecendo fundamentação teórica e orientações práticas para psicólogos e educadores.

Acessar publicação
JAN 2019

Método de avaliação e estímulo da atividade lúdica: abordagem histórico-cultural

Morais, C. P. G.; Borges, C. (Org.); Chastinet, J. (org.); Solovieva, Y. (Org.); Quintanar, L. (Org.); Diaz, F. (Org.)

1. ed. São Paulo: Memnon, v. 1, 148p

Este livro apresenta métodos para avaliação e estímulo da atividade lúdica infantil fundamentados na abordagem histórico-cultural, oferecendo ferramentas práticas para psicólogos, educadores e outros profissionais da infância.

Acessar publicação
JAN 2007

A função da educação frente à mídia e sua influência na produção de subjetividades

Morais, C. P. G.; Samia, M.

In: Maria de Lourdes Ornellas; Maria Olivia de Matos Oliveira. (Org.). Educação, Tecnologias e Representações Sociais, p. 137-152

Este capítulo analisa a função da educação diante da influência da mídia na produção de subjetividades, discutindo o papel das instituições educacionais na formação crítica dos sujeitos frente às tecnologias e meios de comunicação.

Acessar publicação

Traduções

JAN 2013

Avaliação das neoformações psicológicas da idade pré-escolar

ROJAS, L. Q.; Solovieva, Y.; MORAIS, C. P. G.; CHASTINET, J. B.

Uberlândia: EDUFU

Tradução de obra sobre a avaliação das neoformações psicológicas características da idade pré-escolar, baseada na abordagem histórico-cultural do desenvolvimento infantil.

Acessar publicação

Apresentações de Trabalho

JAN 2011

Evaluación de la afasia: Una propuesta para población hispanoparlante

MORAIS, C. P. G.; CHASTINET, J. B.; NOVAES, T.

Apresentação de Trabalho/Simpósio

Apresentação sobre uma proposta de avaliação da afasia desenvolvida especificamente para a população de língua espanhola, baseada na abordagem luriana da neuropsicologia.

Acessar mais informações

Resumos Publicados em Anais de Congressos

JAN 2005

Incidência do diagnóstico da dislexia em um serviço de psicologia em Salvador (BA)

CHASTINET, J. B.; Soledade, T.; LOPES, F.; MORAIS, C. P. G.

I Congresso Latino-Americano da Psicologia - ULAPSI, São Paulo

Estudo sobre a incidência do diagnóstico de dislexia em um serviço de psicologia em Salvador, Bahia, analisando os critérios diagnósticos e perfil dos casos atendidos.

Acessar resumo
JAN 2005

Perfil Neuropsicológico de Crianças Portadoras de Problemas de Aprendizagem em um Serviço de Psicologia

CHASTINET, J. B.; Soledade, T.; MORAIS, C. P. G.; LOPES, F.

II Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica - IBAP, Gramado

Estudo que caracteriza o perfil neuropsicológico de crianças com problemas de aprendizagem atendidas em um serviço de psicologia, identificando os principais padrões de déficits cognitivos encontrados.

Acessar resumo
JAN 2005

Metodologia para o diagnóstico diferencial da dislexia em um serviço de psicologia em Salvador-BA

LOPES, F.; Soledade, T.; CHASTINET, J. B.; MORAIS, C. P. G.

VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional

Apresentação da metodologia desenvolvida para o diagnóstico diferencial da dislexia em um serviço de psicologia em Salvador, Bahia, detalhando as etapas e instrumentos utilizados na avaliação.

Acessar resumo
JAN 2005

Perfil neuropsicológico no diagnóstico do transtorno do déficit de atenção

Soledade, T.; LOPES, F.; CHASTINET, J. B.; MORAIS, C. P. G.; CUNHA, M. A.; FARIAS, M.; ALMEIDA, T.

VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional

Estudo sobre o perfil neuropsicológico de crianças com diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção, destacando os principais padrões de desempenho cognitivo observados na avaliação neuropsicológica.

Acessar resumo
JAN 2001

Nível de consciência fonológica em alunos de uma escola municipal do Vale das Pedrinhas Salvador - Ba

LOPES, F.; Soledade, T.; GODOY, A.; MEIRA, A.; MORAIS, C. P. G.; PIRES, C.; MEDEIROS, E.; LAZARINI, G.; CHASTINET, J. B.; BRANDAO, I.; MACEDO, M.

VII Congresso Latino Americano de Neuropsicologia e VI Congresso Brasileiro de Psicologia, São Paulo

Pesquisa sobre o nível de consciência fonológica em alunos de uma escola municipal do bairro Vale das Pedrinhas, em Salvador, Bahia, analisando as relações entre consciência fonológica e desempenho em leitura e escrita.

Acessar resumo
JAN 2001

Neuropsychology of the Writing Process

Soledade, T.; LOPES, F.; SANTOS, A. S. E.; GODOY, A.; MORAIS, C. P. G.; LAZARINI, G.; BRANDAO, I.; CHASTINET, J. B.; SILVA, Larissa; DAYUBE, M.

Twenty Fourth Mid Year Annual Meeting of the International Neuropsychological Society, Brasília

Estudo sobre os aspectos neuropsicológicos envolvidos no processo de escrita, analisando as bases cognitivas e neurológicas subjacentes ao desenvolvimento da habilidade de escrita em diferentes etapas.

Acessar resumo

Acompanhe nas Redes Sociais

WhatsApp